As vendas caíram 4% na China e as fontes de crescimento do setor estão voltadas para mercados emergentes do leste europeu, Oriente Médio e África. "A China é o país com o maior número de vendas de smartphones, o que representa 30% das vendas totais no segundo trimestre de 2015. Seu fraco desempenho tem um impacto negativo", comentou Anshul Gupta, analista do Gartner.
"A China atinge a saturação. Seu mercado de telefonia está sendo amparado por substituições de equipamentos e há menos pessoas que compram um pela primeira vez", disse ele. "Além do segmento de telefones mais baratos, os smartphones de alta gama serão a chave para que os fabricantes estimulem a substituição de equipamentos e mantenham ou aumentem a sua quota no mercado chinês", pontuou.
O relatório confirma as estimativas sobre como as marcas são distribuídas no mercado mundial. A Samsung segue como número um, com uma quota de mercado de 21,9%, mas as vendas caíram 5% para 72 milhões de unidades. Atrás vem a Apple com 14,6% de mercado e 48 milhões de iPhones vendidos.
A Apple é seguida pela Huawei (7,8% do mercado), Lenovo (5%) e Xiaomi (4,9%). Quanto aos sistemas operacionais, Android, do Google, ainda domina com uma quota de 82,2% do mercado. Em seguida vem o sistema iOS da Apple com 14,6%.
AFP