"Tenho um pouco de temor de que não vai sair uma política de atrair novos investimentos de uma marca como a Mercedes-Benz, porque somos uma marca de volume", disse o executivo, durante o lançamento da nova concessionária Savarauto, nesta quarta-feira, em Porto Alegre.
De acordo com ele, a exigência do governo com os conteúdos nacionais (a taxa de 30% é para produtos com menos de 65% de suas peças fabricadas no país) torna mais difícil a execução do projeto. "Imagino que pelo menos dois ou três meses após eles decidirem a política vamos bater o martelo de sim ou não", afirmou.
Localizada na avenida Nilo Peçanha, próximo ao shopping Iguatemi, a nova concessionária segue os novos padrões desenvolvidos pela montadora alemã. Segundo Maier, este conceito, que está sendo desenvolvido em todo o mundo, faz com que o cliente possa sentir mais de perto a marca. "É uma arquitetura mais leve e mais moderna, e com mais luz", detalhou.
Mesmo com o IPI elevado, a meta da concessionária é atingir um resultado próximo do registrado no ano passado, quando foram vendidos cerca de 660 veículos na Capital. "Apesar de todos os problemas e do aumento de impostos para os nossos produtos, o Brasil tem crescido", explicou o gerente da Savarauto, Eliseu Pereira. "Tudo vai depender do governo: se ele aumenta o IPI ou não. Se as coisas andarem positivamente, com certeza vamos alcançar este número", disse.
De acordo com Pereira, a alta do IPI só não afetou mais as vendas porque houve um acerto da rede de concessionárias com a fábrica, que repassou cerca de 10% índice. "Isso fez com que o preço do carro ficasse ainda bem posicionado para continuarmos concorrendo neste mercado", afirmou o gerente.
Danton Júnior / Correio do Povo