person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

MTPS suspende emissão de carteiras de trabalho para implementar sistema online

Ação que começa nesta quinta-feira vai até 11 de maio e afetará 34 cidades gaúchas

Ação que começa nesta quinta-feira vai até 11 de maio e afetará 34 cidades gaúchas | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória
O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) suspende a emissão de carteiras de trabalho, a partir desta quinta-feira, em 34 cidades gaúchas, para que as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) passem a implantar o sistema on line web 3.0.

A migração do sistema offline para online impede o encaminhamento dos documentos até 10 de maio. Entre quinta e sexta, ainda ocorre atendimento, mas apenas para quem realizou agendamento prévio junto ao Tudo Fácil do Centro da Capital. A expectativa é de que a emissão de carteiras se normalize a partir de 11 de maio.

A medida abrange as agências FGTAS/Sine de Alvorada, Arroio dos Ratos, Encantado, Feliz, Guaíba, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre (TudoFácil Centro e Zona Sul), Santo Antonio da Patrulha, São Jerônimo, Torres, Tramandaí, Triunfo e Viamão.

O encaminhamento da Carteira de Trabalho também fica suspenso em agências do Sine de Balneário Pinhal, Imbé e Minas do Leão. A paralisação vale, ainda, para os outros municípios atendidos pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Porto Alegre: Arroio do Sal, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caraá, Charqueadas, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Gravataí, Mampituba, Mostardas, Nova Bassano, Pouso Novo, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Vale Verde.

A retirada dos documentos já emitidos segue normalmente, conforme o protocolo de entrega. No período, fica mantida a prestação dos demais serviços oferecidos pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) nas agências FGTAS/Sine como intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego.

O que muda a partir de 11 de maio

Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é feito pela inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema. Cada agência precisa enviar esses dados à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), para confecção e conferência.

A versão online, a ser implantada, verifica a base de dados dos Correios e da Receita Federal. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento. O prazo de entrega da carteira permanece sendo de até 15 dias úteis.

Rádio Guaíba