person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

OMC autoriza China a impor tarifas a produtos dos EUA por US$ 645 milhões

Decisão ocorre em retaliação às medidas antidumping americanas, em uma disputa que remonta a 2012

Várias províncias, ou municípios, do país já estabeleceram estes sistemas de qualificação | Foto: STR / AFP / CP

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou nesta quarta-feira (26) a China a impor tarifas sobre produtos dos Estados Unidos no valor de 645 milhões de dólares. A decisão ocorre em retaliação às medidas antidumping americanas, em uma disputa que remonta a 2012.

A arbitragem da OMC decidiu que a China pode impor tarifas sobre uma série de produtos importados dos EUA "em um nível que não exceda US$ 645,121 milhões por ano". Esta resolução não prejudica a decisão de Pequim de executar ou não essas sanções.

O governo americano classificou a autorização dada à China como "profundamente decepcionante". Os Estados Unidos não podem recorrer dessa decisão.

A China exigiu em um primeiro momento a possibilidade de até 2,4 bilhões de dólares ao ano, mas depois reduziu suas expectativas para 788,75 milhões. Os Estados Unidos argumentaram que o nível adequado não deveria ser maior do que 106 milhões de dólares ao ano.

A decisão da OMC faz parte de uma antiga disputa entre as duas potências econômicas sobre as medidas antidumping aplicadas pelos Estados Unidos a diversos produtos chineses: aço, mastros eólicos, papel e tubos.

Em 2012, a OMC estabeleceu um grupo de especialistas a pedido da China. Os Estados Unidos justificaram essas medidas alegando a necessidade de compensar os subsídios chineses a determinados setores industriais.

AFP