person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Opep prevê crescimento da demanda mundial de petróleo até 2035

Demanda global ficou em 96,9 milhões de barris por dia em 2021

Preços do petróleo sobem em razão de tensão entre Estados Unidos e Irã | Foto: Frederic J. Brown / AFP / CP

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) prevê um aumento da demanda mundial de petróleo até 2035, graças ao impulso dos países africanos, da Índia e de outros países asiáticos, para alimentar o transporte e a expansão das suas classes médias. O relatório anual do cartel foi publicado nesta segunda-feira (31).

A demanda global ficou em 96,9 milhões de barris por dia (mbd) em 2021, segundo as estimativas, e deve subir para 109,5 mbd até 2035.

A partir dessa data, e durante uma década, a demanda se estabilizará nos 109,8 mbd, estima o relatório anual da Opep.

"A demanda dos países da OCDE apresenta uma trajetória de declínio após 2024, e cairá para 34 mbd" até o ano de 2045, em comparação com a demanda de 2021, que atingiu 44,8 mbd, indicam os autores do relatório.

Por outro lado, "a demanda de longo prazo de países não membros da OCDE aumentará em 24 mbd" nesse período, "graças a uma classe média em expansão, ao forte crescimento populacional e ao potencial de crescimento econômico avançado", acrescenta o relatório.

"Portanto, espera-se que a demanda mundial de petróleo aumente em 12,9 mbd, atingindo 109,8 mbd em 2045", conclui o relatório anual.

O documento prevê um longo período de estabilidade a partir de 2035, graças a "políticas energéticas e avanços tecnológicos" suscetíveis de favorecer uma diversificação do mix energético.

AFP