person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Petrobras firma acordo com empresa da Noruega para energia eólica

Equipamentos que podem gerar até 10 megawatts devem ser instalados no Rio Grande do Norte

Equipamentos que podem gerar até 10 megawatts devem ser instalados no Rio Grande do Norte | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória
A Petrobras e a empresa norueguesa Equinor (ex-Statoil) assinaram nesta quarta-feira um memorando de entendimentos para o desenvolvimento conjunto de negócios para atuarem no segmento de energia eólica offshore no Brasil. As empresas já vêm investigando outras áreas potenciais de cooperação, incluindo desenvolvimento de iniciativas em energias renováveis. O acordo foi assinado no stand da estatal no Rio Oil & Gas 2018, no RioCentro.

No projeto, as empresas têm uma planta piloto para escala industrial com cataventos com capacidade de geração de 6 a 10 megawatts (MW), que, segundo o diretor, estão entre os maiores cataventos aerogeradores no mundo. Eles serão instalados em Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Segundo a Petrobras, a Equinor opera três parques eólicos na costa do Reino Unido e desenvolve outros projetos eólicos offshore no Reino Unido, Alemanha e nos Estados Unidos. A empresa, líder mundial em captura e armazenamento de carbono (CCS), é pioneira no desenvolvimento de soluções para projetos de eólicas offshore para águas profundas.

Agência Brasil