person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

PIB do RS cresce 3,8% no primeiro semestre

Desempenho foi puxado especialmente pela agropecuária, porém expansão deve diminuir o ritmo

Colheita de soja favoreceu expansão do PIB gaúcho no primeiro semestre | Foto: Jose Schafer/Emater/RS-Ascar/CP

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 3,8% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o período semelhante de 2018. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). 

O desempenho foi bastante puxado pela agropecuária, que cresceu 7,2% (impulsionada pelas safras de soja e milho), e da indústria, com crescimento de 5,5% – destaque para a fabricação de veículos, de implementos e produtos químicos. No segundo trimestre, o PIB do RS aumentou 1,4%.

Foi o maior crescimento para o primeiro semestre desde 2013. O resultado, entretanto, deve ser comemorado com cautela, de acordo com os pesquisadores, em razão dos fatores na comparação com 2018, como a greve dos caminhoneiros e à estiagem. 

Com o resultado, o Rio Grande do Sul alcançou o quarto trimestre consecutivo de crescimento do PIB. No entanto, a tendência é de que este número diminua a partir deste trimestre. “Em parte porque a influência da agropecuária se concentra na primeira parte do ano, e também porque os indicadores mais recentes da indústria já sinalizam uma certa desaceleração em alguns segmentos”, explicou a chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do DEE, Vanessa Sulzbach. 

Correio do Povo