person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

PIB veio mais fraco do que mercado esperava, admite presidente do BC

Roberto Campos Neto estava em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara

| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, admitiu na manhã desta quarta-feira que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre veio "um pouquinho" mais fraco do que o que mercado esperava, mas em linha com a projeção da autoridade monetária. De acordo com o IBGE, o PIB recuou 0,1% em relação ao primeiro trimestre do ano.

"Provavelmente devemos ter uma revisão um pouquinho para baixo nas projeções do PIB para o ano corrente. A gente já tinha um número de crescimento para 2021 um pouco abaixo do previsto pelo mercado", comentou Campos Neto em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

De acordo com o resultado apresentado nesta quarta, em valores correntes, a soma das riquezas nacionais chegou a R$ 2,1 trilhões, o que representa um crescimento de 6,4% no primeiro semestre. Ainda assim, o PIB continua no patamar do fim de 2019 ao início de 2020 e ainda está 3,2% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

O resultado negativo do PIB no segundo trimestre foi pelas perdas da agropecuária (-2,8%) e da indústria (-0,2%) no período. Por outro lado, os serviços avançaram 0,7% entre os meses de abril e junho. Na percepção da coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o desempenho de um setor compensou o do outro foi determinante para manter o nível de produção estável.

 

AE