person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prazo para a entrega da declaração do IR começa hoje

Informações devem ser encaminhadas até o dia 30 de abril

Começa hoje a declaração do Imposto de Renda | Foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil / CP

Começa às 8h desta quinta-feira a largada para o período de entrega das declarações de Imposto de Renda. Os contribuintes já podem enviar o formulário, preenchido por meio do computador ou smartphones/tablets, para a Receita Federal. O período para prestar contas ao Fisco vai até as 23h59min do dia 30 de abril. Está obrigado a declarar, entre outros exigências, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018 – o mesmo valor do ano-base de 2017. Este ano a Receita espera receber 30,5 milhões de formulários até o fim do prazo. 

A declaração de 2019 é diferente quando comparada com o formulário do ano passado: o contribuinte precisa informar o CPF de todos os seus dependentes, independente da idade deles. No ano passado, a Receita Federal recebeu 29,2 milhões de declarações. Com isso, o Fisco espera que cerca de 1,23 milhão contribuintes a mais prestem contas ao Leão neste ano.

Segundo analistas, o fato de o governo não corrigir a tabela do Imposto de Renda desde 2015 contribui para que aumente o número de contribuintes obrigados a apresentar a declaração. A defasagem da tabela do IR, segundo o Sindifisco Nacional, está em 88,40%.

A recomendação dos especialistas é que o contribuinte separe todos os documentos necessários para a prestação de contas. Os papéis mais importantes que o contribuinte deve ter em mãos são os informes de rendimento tanto da empresa onde trabalha quanto das instituições financeiras nas quais são mantidos os seus investimentos. Além disso, é preciso ter os recibos médicos. Gastos com médicos são aceitos, porém, despesas com medicamentos não. Erros ou omissões de dados estão entre os principais problemas que levam o contribuinte para a malha fina, explica Leônidas Quaresma, auditor fiscal da Receita: “A Receita cruza os dados informados pelo contribuinte e pelas instituições pagadoras, como as empresas onde o contribuinte trabalha ou os bancos onde possuem algum investimento. A multa por atraso na entrega da declaração é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

 

Correio do Povo