person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Preços do gás natural para as distribuidoras terão redução média de 5%, informa Petrobras

Atualização anunciada para 1º de novembro não se refere ao valor do gás de cozinha

Abertura do mercado tem potencial para uma redução de 20% a 30% nos valores do gás de cozinha | Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP

A Petrobras informou nesta terça-feira que a partir de 1º de novembro que os preços de venda de gás natural nas distribuidoras serão atualizados e terão uma redução média de 5%. A medida respeita os contratos acordados entre a estatal e as empresas e está relacionada ao trimestre agosto, setembro e outubro. 

De acordo com a Petrobras, os contratos têm previsão de atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o período, o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%).

Conforme a Petrobras, o preço final do gás para o consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. "Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. Importante informar que a atualização anunciada para 1º de novembro não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel", argumenta a estatal. 

Correio do Povo