person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Procon de Porto Alegre registra mais de 100 queixas sobre a Black Friday

Maioria das queixas aponta maquiagem de preços de produtos

Procon de Porto Alegre ainda vai consolidar os dados ao longo da próxima semana | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória
Mais de 100 reclamações relacionadas a preços das promoções da Black Friday foram registradas, até as 23h dessa sexta, pelo Procon de Porto Alegre. A maioria das queixas se refere à maquiagem de preços de produtos, especialmente eletrodomésticos.

De acordo com o diretor do Procon de Porto Alegre, Cauê Vieira, vários consumidores se anteciparam à promoção e fizeram pesquisa sobre preços. Com isso, conseguiram identificar maquiagem de valores.

“Várias reclamações que chegaram são sobre maquiagem de preço. É aquele preço que foi aumentado artificialmente antes da liquidação para que no dia da Black Friday os consumidores fossem levados a uma oferta que não tinha desconto. E em vários casos, os consumidores fizeram provas do preço anterior e do que estava sendo ofertado”, apontou.

O Procon de Porto Alegre ainda vai consolidar os dados ao longo da próxima semana. Os fornecedores com os maiores números de notificações terão prazo para justificarem a elevação de preços. Caso a resposta não seja aceita, pode haver algum tipo de sanção à empresa e instalação de processo investigativo.

O caso pode inclusive ser encaminhado à delegacia do consumidor e ao Ministério Público, onde serão apuradas condutas de fraude e estelionato ao consumidor.

Eduardo Paganella / Rádio Guaíba