person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Produção industrial cai em 10 de 15 capitais em junho; Rio Grande do Sul cresce

Produção industrial gaúcha aumentou 2% na passagem de maio para junho, mostra IBGE

Produção industrial gaúcha aumentou 2% na passagem de maio para junho, mostra IBGE | Foto: AFP / Divulgação / CP

Acompanhando o recuo de 0,6% na indústria nacional, dez dos 15 estados pesquisados mostraram taxas negativas, na passagem de maio para junho deste ano, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Geografia (IBGE) divulgada nesta quarta-feira. Já o Rio Grande do Sul registrou no período elevação de 2% em sua produção industrial. O crescimento acumulado da planta industrial gaúcha do primeiro semestre representa 8%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional.

Já as quedas mais acentuadas foram no Rio de Janeiro, com retração industrial de -5,9%, em Pernambuco, com redução de 3,9% e na Bahia, onde a produção da indústria recuou 3,4%. Esses três estados haviam crescido a taxas elevadas no mês de maio. 

Por outro lado, Pará (4,9%) apontou o crescimento mais elevado nesse mês e a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando, assim, expansão de 68% no período.  

No acumulado do ano, a redução verificada na produção nacional alcançou nove dos quinze locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo, com retração de 12%, e quedas de 5,6% em Minas Gerais e 4,7% no Mato Grosso. O Pará, toda a Região Nordeste e Rio de Janeiro também registraram taxas negativas mais elevadas do que a média da indústria (-1,6%).

Por outro lado, Rio Grande do Sul e Paraná apontaram os avanços mais elevados no índice do acumulado no ano. Os estados de Santa Catarina, Ceará, Goiás e Pernambuco também mostraram taxas positivas.

Conforme a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), houve retração de 4% nas exportações industriais do Estado. Em junho, foram vendidos US$ 1,2 bilhões, enquanto no mês anterior foram embarcados US$ 1,5 bilhões.

Correio do Povo