person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Produtores de vinho cobrarão de Dilma medidas contra entrada do produto estrangeiro

Participação da bebida vinda de fora do país cresceu quase 200%

Produtores de vinho vão aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff à Caxias do Sul nesta quinta-feira, na abertura da Festa da Uva, para entregar um documento cobrando medidas para o controle da entrada do produto estrangeiro no país. Conforme o Instituo Brasileiro do Vinho (Ibravin), nos últimos nove anos a participação de vinho importado no país aumentou quase 200%. Produtos vindos da Argentina, Chile e Itália participam mais de 70% desta importação.

Conforme o presidente do Ibravin, Alceu Dalle Molle, o ingresso de vinho importado no Brasil aumenta de forma descontrolável. “Como o selo de controle fiscal libera a entrada do produto de fora do país, os importadores aproveitam para fazer estoques?, explicou Dalle Molle.

A União Brasileira de Vinícolas Familiares e de Pequenos Vinicultores (Uvifam), que congrega 64 empresas, conseguiu na Justiça a suspensão da necessidade do selo fiscal. Conforme a Ibravin, de janeiro a dezembro de 2011, entraram no país 77,6 milhões de litros de vinho estrangeiro, vindos de 31 países, ante 75,3 milhões em 2010, originados de 30 nações. Este é o maior volume da bebida já importado pelo Brasil, superando o antigo recorde do ano anterior. Desde 2004, quando 39,1 milhões de litros de vinho estrangeiro entraram no Brasil, as importações praticamente dobraram.

Bookmark and Share

Jimmy Azevedo / Rádio Guaíba