person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quase 200 mil brasileiros voltam a procurar emprego, mostra IBGE

Com retomada das buscas por uma colocação profissional, população desalentada recua para 3,8 milhões em abril

| Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP

O Brasil contava com 3,8 milhões de desalentados no trimestre encerrado em abril. O contingente corresponde a uma redução de 192 mil pessoas (-4,8%) na situação, na comparação com os três meses anteriores, de acordo com números apresentados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A população desalentada é classificada como todos aqueles com mais de 14 anos que estavam fora do mercado de trabalho e não haviam realizado busca efetiva por uma colocação. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o este indicador apresenta variação negativa de 15,3%. No período, o Brasil contava com 4,5 milhões de pessoas desalentadas, mostram os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Entre as razões citadas pelo estudo aparecem as considerações de que não conseguiriam trabalho adequado, não tinham experiência profissional, não conseguiam trabalho devido à idade ou não havia trabalho na localidade. Ainda assim, para se enquadrar entre os desalentados, é necessário indicar que havia disponibilidade de trabalhar caso conseguisse uma colocação no momento da pesquisa, destaca o IBGE.

R7