person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quase 50 mil gaúchos caem na malha fina

Principal motivo para retenção foi omissão de rendimentos

Mais de 900 mil brasileiros caíram na malha fina da Receita Federal. O Fisco informou nessa terça-feira que 937,9 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2014 ficaram retidas, sendo 740,7 mil delas com imposto a restituir, 174,3 mil com imposto a pagar e 22,8 mil sem saldo de imposto a pagar ou a restituir. No Rio Grande do Sul, a Receita informou 49 mil declarações retidas em malha. Destas, 45% (21,8 mil) são de contribuintes de Porto Alegre.

O principal motivo para a retenção em malha foi a omissão de rendimentos, que ocorre quando o valor do rendimento informado na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) é menor do que o informado pela fonte pagadora. Esses casos representam 52% das retenções. Em seguida, as despesas médicas, com 20% dos casos. Em terceiro, com 10% das retenções, está a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).

Para consultar a situação da declaração, o contribuinte deve usar o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF”, disponível na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Quem não tem certificado digital pode usar o código de acesso, gerado na própria página. Se de fato houver erro, o contribuinte pode corrigir por meio de declaração retificadora. Se não verificar erros e tiver todos os documentos que comprovam os valores declarados, o contribuinte deve agendar uma data para ir à Receita Federal e apresentar a documentação. Segundo o governo, o agendamento de 2014 começa a partir de 2 de janeiro.

Correio do Povo