person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quase 80% dos proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares são brancos, diz IBGE

Números fazem parte dos dados do estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil

Colheita deve se intensificar em novembro | Foto: Luiz Henrique Magnante / Embrapa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira dados relacionados ao estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Dentre as discrepâncias existentes entre pessoas brancas, pretas e pardas está a diferença na quantidade de proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares. Conforme o IBGE, quase 80% dos integram este grupo são brancos. 

Segundo o Censo Agropecuário 2017, nos estabelecimentos agropecuários onde o produtor era proprietário, quase metade (48,0%) deles eram brancos, enquanto 42,7% eram pardos e 7,9% eram pretos. Quando o produtor não era proprietário, brancos eram 34,5% deles, enquanto pardos (52,1%) e pretos (10,5%) tinham representação maior.  

Há uma relação entre a cor ou raça dos produtores e o tamanho das propriedades. Proprietários pretos (13,7%) e pardos (58,0%), somados, são ampla maioria entre aqueles que têm estabelecimento com menos de um hectare. Já entre os proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares, os brancos representavam 79,1% ante 17,4% dos pardos e 1,6% dos pretos.

“Entre os menores estabelecimentos, predominam os proprietários pardos e, conforme vamos passando para os estabelecimentos de maior área, vai aumentando a proporção da população branca e diminuindo a população preta e parda. Quando chegamos à faixa de estabelecimentos de mais de 10 mil hectares, há uma ampla maioria de produtores de cor ou raça branca”, diz Perez.

Correio do Povo