person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Quatro mil microempresários gaúchos receberão qualificação até a Copa de 2014

Programa com parceria do Sebrae foi lançado hoje

Até a Copa do Mundo de 2014, quatro mil microempresários do Rio Grande do Sul devem receber qualificação nas áreas de turismo e prestação de serviço. A expectativa faz parte do novo programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Integra. O lançamento foi feito nesta quarta-feira durante o evento “Tá Na Mesa” da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

Depois do Rio de Janeiro e São Paulo, Porto Alegre é a terceira das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo a receber o projeto de capacitação gerencial de micro e pequenos empresários. O objetivo é formalizar empreendedores através da Lei do Empreendedor Individual. “A proposta é estimular o crescimento sustentável e a competitividade de quem quer empreender ou quem já tem um negócio. É um projeto pioneiro que tem a meta de qualificar, sem custo, quatro mil empresários em 1.250 estabelecimentos gaúchos”, disse o coordenador do Integra, Valério Figueiredo, que optou por não revelar o valor investido.

Com duração de até dois anos, a partir da segunda quinzena de abril, o Integra deve atingir, em todo o Brasil, 50 mil pessoas, 15 mil estabelecimentos empresariais, formalizar 6 mil empreendedores individuais e capacitar 3 mil empreendedores individuais. “São 14 cursos à distância, presencial ou semi-presencial, sempre com foco no empreendedor. Temas como vendas, finanças, administração, marketing e idiomas farão parte dos encontros que terão, em média, 17 horas de carga horária”, explicou Figueiredo.

A CACB também irá se articular com instituições financeiras públicas e privadas com a finalidade de permitir o acesso mais facilitado a financiamentos e outros serviços. “Os cursos serão feitos pelas associações comerciais, que no Rio Grande do Sul são 234. As entidades que receberem a qualificação em mais de um idioma terão selo de excelência em gestão” sintetizou George Teixeira Pinheiro, diretor financeiro da instituição, ao destacar que haverá ampla divulgação antes do início das atividades.

Bookmark and Share

Wagner Machado / Correio do Povo