person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Região Sul: estudo mostra que mais de 65 mil empresas foram criadas em outubro de 2023

Total nacional ultrapassou os 338 mil novos negócios

| Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Em outubro de 2023, o Sul do país registrou 65.282 novos empreendimentos, segundo os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O destaque regional ficou com o Paraná, que teve a maioria das aberturas (24.368).

Confira o levantamento completo da região:

[Missing Caption]Serasa Experian

Análise nacional
Em outubro do ano passado, 338.576 empresas foram criadas no Brasil – um aumento de 15% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Quanto à natureza jurídica, os Microempreendedores Individuais (MEIs) apresentaram o maior salto em relação ao mesmo período de 2022 (78,5%), seguidos por Sociedades Limitadas (19,3%), Empresas Individuais (2,7%) e Demais (2,2%).

[Missing Caption]Serasa Experian

O economista Luiz Rabi avalia que “com o aumento das oportunidades de emprego, a tendência, daqui para frente, é o impulso pelo empreendedorismo motivado principalmente pelo desejo de ser dono do próprio negócio. Isso se refere àqueles que almejam maior liberdade e autonomia em suas atividades profissionais”.

Em relação ao segmento de atuação, serviços registrou o maior número de aberturas, com 241.756 novos negócios.

Unidades Federativas do Sudeste e do Sul lideram aberturas de novos negócios
Ainda segundo o levantamento, em outubro, o estado de São Paulo concentrou 101.609 das novas empresas, uma tendência que se dá pelo seu dinamismo econômico, segundo Rabi. Em segundo lugar, ficou Minas Gerais (35.388) e, em terceiro, o Rio de Janeiro (27.989). Logo em seguida, os estados do Sul do país apareceram no ranking – o Paraná liderando com 24.368 empreendimentos. Nas últimas posições, ficaram Roraima (646), Amapá (598) e Acre (551).

Correio do Povo