person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reunião na AL aborda problemas dos micro e pequenos empreendedores em meio à pandemia

Encontro foi realizado por videoconferência nesta segunda-feira

Assembleia Legislativa promoveu a 11ª reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico | Foto: Joel Vargas / Agência ALRS / Divulgação / CP

A semana começou com a 11ª reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, promovida pela Assembleia Legislativa, e realizada nesta segunda-feira por videoconferência. 

O superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy foi um dos convidados e abordou o futuro das micro e pequenas empresas. O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, apresentou o trabalho "Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia no RS". 

O presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP) coordenou o encontro e reiterou que o objetivo do fórum é discutir alternativas de enfrentamento aos reflexos do coronavírus nos setores produtivos do comércio, indústria e serviços. “Nestes 11 encontros, reunimos mais de 30 segmentos dos mais variados, todos diretamente afetados pela crise. São mais de 60 dias de trabalho em busca de alternativas”, destacou. A primeira reunião ocorreu em 26 de março.

Polo relatou que o governo do Estado acompanha as discussões, principalmente por meio do secretário Claudio Gastal, titular das secretarias de Governança e Gestão Estratégica e de Planejamento, Orçamento e Gestão. A partir do próximo encontro, a intenção é escutar cada um dos setores produtivos gaúchos. Na reunião prevista para o dia 22 de junho, o secretário Gastal apresentará ações para o setor produtivo, começando pelo coureiro-calçadista.

Percepções

Segundo o presidente da Assembleia, a situação apresentada nesta segunda-feira é preocupante e reforça a necessidade de cuidar da produção do estado. “O André trouxe uma radiografia sobre o setor das pequenas e micro empresas, com um quadro bastante preocupante, com um número expressivo de empresas com dificuldade de pagar suas contas. E a grande indústria depende dos pequenos e tudo está interligado”, contou Polo. 

Por outro lado, o Daniel Randon mostrou uma percepção do setor empresarial, sobre este novo cenário. “Foi bom para que possamos ir nos reposicionando”, afirmou o presidente do Transforma RS.

Um dos pontos levantados na reunião foi dificuldade em pequenas e microempresas em acessar o crédito. Também foi abordada a necessidade de melhoria no clima geral, que na visão de Polo, está pesando na retomada da economia. “Temos que superar o medo das pessoas e o aspecto financeiro, que está afetando bastante a renda”, sugeriu. 

A estratégia do Legislativo, com base no que está sendo anotado nas reuniões, segundo Polo, é que a Casa faça o meio de campo com outras esferas governamentais, bem como organizações e demais instituições. “Não existe fazer uma lei e achar que isso vá ser cumprido. Precisamos ir buscando construir pontes”, ressaltou. 

Pela parte da população, o parlamentar também pediu a colaboração de todos. “O cuidado individual promove um bem coletivo. Então use máscaras”, concluiu o presidente da Assembleia.

Gabriel Guedes