person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

RS tem a segunda menor taxa de desocupação do país no segundo trimestre

Índice do Estado caiu de 9,1% para 8,4% em relação ao primeiro trimestre

Taxa teve queda no RS este ano | Foto: Samuel Maciel / CP Memória
A taxa de desocupação do Rio Grande do Sul foi a segunda menor do país no segundo trimestre deste ano, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta. O índice do Estado caiu de 9,1% no primeiro trimestre para 8,4% de abril a junho.

De janeiro a março, a taxa gaúcha era a terceira menor do país, atrás de Santa Catarina (7,9 %) e Rondônia (8%). No segundo trimestre, apenas o estado vizinho obteve um índice menor, de 7,5%.

No Brasil, a taxa foi estimada em 13%, com queda em 11 das 27 unidades da Federação. No primeiro trimestre, o índice nacional era de 13,7%. As maiores taxas foram registradas em Pernambuco (18,8%) e Alagoas (17,8%). O percentual de mulheres (50,8%) na população desocupada foi superior ao de homens (49,2%).

• Mulheres jovens são mais afetadas pela crise do que os homens
• Jovens representam mais da metade dos desempregados na Região Metropolitana

As taxas de desocupação dos grupos de pessoas de 14 a 17 anos de idade (43,0%) e de 18 a 24 anos (27,3%) apresentaram patamar superior ao estimado para a taxa média total. Desagregada por cor ou raça, a taxa de desocupação mostrou que entre as pessoas que se declararam brancas (10,3%) ficou abaixo da média nacional, porém entre pretos (15,8%) e pardos (15,1%) ficou 3,8 e 3,1 pontos percentuais acima, respectivamente.

Quanto ao nível de instrução, no segundo trimestre de 2017, 52,1% das pessoas desocupadas tinham concluído pelo menos o ensino médio. Cerca de 25,3% não tinham concluído o ensino fundamental. Aquelas com nível superior completo representavam 8,5%.


Taxa de desocupação (%)
Infogram

Correio do Povo