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Verão

Especial

Setor vitivinícola mostra tendência de crescimento ao longo dos anos

Espumantes, vinhos e sucos vivem grande momento na Serra

Fante criou há três anos o Dushy, bebida não alcoólica para datas festivas | Foto: Gilmar Gomes / Divulgação / CP
 Com destaque para a comercialização de espumantes e suco de uva, o setor vitivinícola mostra tendência de crescimento ao longo dos anos. O último balanço do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) indicou que foram vendidos 388,3 milhões de litros de vinhos, espumantes, sucos e derivados de uva brasileiros no ano passado, o que representou quase 10% de aumento. Boa parte das empresas produtoras está na Serra do Rio Grande do Sul. A região se tornou um polo que envolve a população no cultivo da uva, na industrialização e na distribuição das bebidas.

A Fante Bebidas, localizada em Flores da Cunha, trabalha com cerca de 250 famílias na região, que fornecem a matéria-prima para a produção. Este ano, a empresa projeta um crescimento de mais de 20%, chegando a um faturamento de R$ 160 milhões – R$ 28 milhões a mais do que em 2013. Quando começou, há 45 anos, havia apenas seis pipas de madeira em uma pequena vinícola. “Desde que nossos avós vieram da Itália, começaram com o plantio da uva. A empresa foi crescendo no entorno da casa e hoje temos uma área coberta de 22 mil metros quadrados em 10 hectares de terreno. A família é a base”, observou o diretor Júlio Fante. Ele contou que por anos a especialidade era o vinho de mesa, mas mais tarde foi identificada uma necessidade de diversificar os rótulos. Hoje são 20 marcas, incluindo vinhos, espumantes, sucos e destilados. São 100 mil garrafas produzidas por dia.

“Horizontalizamos para competir e otimizar o processo operacional e logístico”, disse Júlio Fante. A estratégia era fortalecer a distribuição e introduzir em todas as regiões do Brasil o maior número de variedades. O plano resultou em uma consolidação no mercado nordestino. Atualmente 37% da produção vai para aquela região. Do restante, 27% ficam no Sul e 4% vão ao exterior. “Temos um diferencial que é o mix, a distribuição e as ações locais.” São 100 mil caixas de produtos enviadas para fora do país, principalmente para a República Dominicana, Haiti, Uruguai e Paraguai.

Dentro da política de diversificar os produtos, a Fante criou há três anos o Dushy, bebida não alcoólica para datas festivas. Ela se tornou líder no mercado. Há quatro décadas introduziu no mercado a vodka Raiska e ainda trabalha com o malt whisky Black Stone e as bebidas Quinta do Morgado. Ao todo são mais de 80 produtos. “Temos bebida para 24 horas. Sucos, vinhos, vodka, whisky.”

A empresa vai começar a plantar a quinta safra para a produção de suco de uva integral. Na época de colheita, chega a 150 toneladas de frutas por dia. O enólogo responsável da empresa, Ademir Fortunatti, que trabalha na área desde 1998, explica que há 96 tanques para armazenagem dos sucos. A projeção é que em 2016 sejam produzidos 5 milhões de litros.

Karina Reif