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Verão

Especial

Smartphone, geladeira e ar-condicionado lideram buscas para a Semana do Consumidor

Juntas, as categorias correspondem a quase metade de todas as pesquisas realizadas no período

| Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

A Semana do Consumidor de 2024 teve início nesta segunda-feira (11) e o Buscapé, principal comparador de preços do país, realizou um acompanhamento das expectativas dos brasileiros para a data. De acordo com a tendência observada em anos anteriores, smartphones, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado continuam a liderar as buscas, representando aproximadamente metade das pesquisas realizadas durante esse período.

Os celulares lideram o interesse dos brasileiros: em 2023, a categoria representou 34,5% das buscas na primeira quinzena de março, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Entre esses dias, as geladeiras passaram de 7% das buscas em 2022 para 8% em 2023. E os aparelhos de ar-condicionado tiveram aumento de interesse, passando de 5% em 2022 para 7,2% em 2023.

Para o Superintendente Executivo de Negócios da Mosaico, Francisco Donato, a data vem se consolidando no calendário nacional do varejo. “O interesse pela Semana do Consumidor cresce a cada ano, e tem auxiliado varejistas a manterem as vendas em patamares mais elevados em um mês que não possuía, historicamente, tanto apelo comercial”, avalia.

Segundo dados da NeoTrust, o faturamento do e-commerce na Semana do Consumidor de 2023 foi de R$ 6,7 bilhões, valor 15% menor ao de 2022 quando, impulsionada principalmente pela venda de eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos, a data registrou um faturamento de R$ 7,2 bilhões.

Comparar preços é o melhor caminho para aproveitar a data
Assim como em toda época promocional, é importante comparar preços para não acreditar em falsas promoções e acabar levando um produto “pela metade do dobro”. Quanto mais lojas o consumidor tiver acesso para analisar preços, mais fácil será encontrar oportunidades reais de um produto a valores reduzidos.

Correio do Povo