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Snapchat estreia com furor em Wall Street, mas divide opiniões

Rede social obteve maior aumento para estreia de uma empresa de tecnologia desde o Facebook

Snapchat estreia com furor em Wall Street, mas divide opiniões | Foto: Bryan R. Smith / AFP / CP
A Snap, dona do aplicativo Snapchat, arrancou a toda velocidade em sua entrada em Wall Street, nesta quinta-feira, e sua ação disparou logo após ser oferecida no mercado. Ao meio-dia, a Snap aumentava 47%, a 25,06 dólares, o maior aumento para a estreia de uma empresa de tecnologia no mercado desde o Facebook, em maio de 2012.

Famosa por suas fotografias e vídeos que desaparecem em até 24 horas, a empresa californiana ofereceu suas ações a 17 dólares, o que lhe dava um valor de 24 bilhões de dólares. Esse valor aumentou imediatamente depois que as operações foram abertas.

Os analistas não são unânimes sobre o futuro da Snap e discutem se irá se tornar um sucesso como o Facebook. Debra Williamson, da empresa de análises eMarketer, disse que o Snapchat gera o mesmo entusiasmo provocado pelo Facebook no início. "É uma empresa que, fundamentalmente, está mudando a comunicação", avaliou. "Isso torna o Snapchat tão estimulante quanto o Facebook foi em seu lançamento. E, além de tudo, tem um nicho no mercado de jovens que é criticamente importante para as novas tecnologias", acrescentou.

O Snapchat conta com 158 milhões de usuários ativos diariamente. Espera-se que, em 2017, obtenha investimentos de 936 milhões de dólares, segundo um relatório da empresa Goodwater Capital. "O Snapchat está muito bem posicionado para subir rapidamente e obter uma fatia de 652 bilhões de dólares da publicidade global", diz o informe. Muitos especialistas duvidam, porém, do futuro do Snapchat em um mercado tão competitivo, no qual Facebook e Google têm um poderio muito superior ao de seus concorrentes.

"Quando se avalia [essa companhia] com os indicadores financeiros tradicionais (...) a empresa não deveria estar valorizada em seu nível atual", sustenta o professor de Stratégia e Inovação Michael Wade, da Universidade Western Ontario.

Para ele, o Snapchat está, assim como o Twitter, "muito mal-adaptado" aos anunciantes que poderiam fazê-lo rentáve "A Snap é uma grande empresa com uma valorização de 500 milhões de dólares, mas acima desta cifra é um total desastre", disse Trip Chowdhry, do Global Research Equities. Ele considerou que a valorização do Snapchat "é uma amostra clara de que os mercados estão completamente desconectados da realidade".

AFP