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Verão

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Turismo deve render R$ 490 milhões ao RS durante a Semana de Páscoa

Dólar nas alturas deve concentrar viagens dentro do país

Serra Gaúcha deve atrair contingente de turistas | Foto: Divulgação CP
Com o dólar nas alturas, os brasileiros devem aproveitar o feriadão de Páscoa para viajar pelo país. Pelas estimativas oficiais, a Semana Santa vai gerar R$ 3,7 bilhões no mercado doméstico de viagens. O Ministério do Turismo projeta que serão mais de 2 milhões de viagens internas, considerando deslocamentos por avião, ônibus, navio e carro por todos os estados brasileiros. O Rio Grande do Sul, com R$ 490 milhões, deverá ter a segunda maior arrecadação no Brasil.

A estimativa foi feita com base no gasto médio nos quatro dias de folga (R$ 1,7 mil) e a frequência de viagens em feriados nacionais. Foram usados os últimos dados anuais, de 2011, somados à inflação no período, que foi de cerca de 27%. O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, explica serem dados inerciais, ou seja, sem influência de nenhum fator especifico, e que podem variar. “A Semana Santa é um feriado mais intenso que os outros.

As pessoas aproveitam para usufruir estruturas de lazer ou parentes e amigos para visitar, além da estrutura religiosa”, explica Lopes. São Paulo é o estado que mais deve arrecadar com o turismo na Semana Santa: R$ 570 milhões. Depois do RS, aparece a Bahia (R$ 310 milhões). Estados do Nordeste também têm um peso significativo. Juntos, serão os responsáveis por R$ 1 bilhão movimentado.

Em número de viagens, São Paulo deve registrar 470 mil, bem na frente dos outros dois colocados – Rio de Janeiro (174 mil) e Minas Gerais (144 mil). O Rio Grande do Sul deve contabilizar 136 mil viagens. Mais de 70% dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar nos próximos seis meses preferiram ou tiveram que optar por destinos nacionais, de acordo com o boletim mensal do ministério que monitora a intenção de viagem em sete capitais.

O ministro do Turismo, Vinicius Lage, afirma que os destinos precisam investir em qualidade para se tornarem competitivos. Os feriados, diz Lage, contribuem para impulsionar a economia. “O turismo contribui para o faturamento do setor aéreo, bares, restaurantes, hotelaria e serviços”, destaca.

Correio do Povo