person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

UE defende livre-comércio contra protecionismo dos EUA

Organização realizou cúpula com líderes de 21 países

Países querem comércio global baseado em regras | Foto: Olivier Hoslet / POOL / AFP / CP
A União Europeia lançou nesta sexta-feira um apelo pelo livre-comércio, em uma clara referência às políticas protecionistas de presidente americano, Donald Trump, durante uma cúpula em Bruxelas com líderes de 21 países da Ásia e Rússia. "A cúpula mostra que os países da Europa e Ásia, que querem um comércio global baseado em regras, se reúnem aqui para se comprometer com o multilateralismo, que é um sinal importante", disse a chanceler alemã Angela Merkel, à imprensa.

• Organização realizou cúpula com líderes de 21 países


O vice-chanceler da China, Zhang Jun, ressaltou o consenso entre a Europa e a Ásia sobre "a necessidade de proteger as organizações comerciais que respeitam as normas e leis internacionais". Os europeus buscam aliados para tentar combater os ataques de Trump à Organização Mundial do Comércio (OMC), cujas regras são consideradas excessivamente restritivas por ele, em um contexto de comércio frágil trégua entre a UE e os Estados Unidos.

Paralelamente à cúpula desta sexta-feira, a União Europeia deve assinar um acordo comercial com Singapura, três meses após o ambicioso acordo de livre-comércio assinado com o Japão

AFP