person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Avaliação do MEC destaca universidades gaúchas

Na análise anual do Inep, recentes resultados do Índice Geral de Cursos apontam notas máximas em instituições como Ufrgs, UFSM e PUCRS

| Foto: Cristiano Spiazzi / Divulgação / CP Memória

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A pesquisa verifica a qualidade do Ensino Superior no país. Entre as instituições gaúchas com nota 5, a máxima no Índice, estão a Universidade Federal do RS (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que celebra o seu 1° ano de nota máxima.

O IGC da Ufrgs registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo, em recorde histórico para a instituição, sendo, agora, conceituada como 3ª melhor universidade do país. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lidera o ranking; seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre as instituições gaúchas que obtiveram nota 4 no IGC estão: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade de Passo Fundo (UPF). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) também figura nessa faixa do Índice apurado pelo Instituto do Ministério da Educação (MEC). A instituição festeja a nota obtida (3,3878), a maior entre os 38 Institutos Federais do país.

As faixas 4 e 5 do IGC são consideradas altas pelo Inep. Entre as 1.998 instituições analisadas no país, 27,7% conquistaram um lugar nessa faixa de desempenho. Outras 60,3% obtiveram a nota 3, considerada mediana; 11,7% ficaram na faixa 2; e 0,3% na faixa 1, que é o conceito mais baixo do Índice.

Como funciona

O IGC é calculado anualmente. Leva em conta os seguintes aspectos: média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados); e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação.

Dados

  • O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, de mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.
  • O levantamento realizado pelo Inep/MEC revela que 72% das universidades brasileiras que obtiveram a nota máxima (5) no IGC são federais.
  • No RS, a Ufrgs teve crescimento, pelo 4° ano consecutivo.
  • Entre as gaúchas, obtiveram bons resultados no IGC, instituições como UFPel, Unijuí, Unisinos, UPF e IFRS.

Correio do Povo