person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Candidato do Enem que assinalou cor errada em cartão não será punido

Inep garante que ninguém será prejudicado por equívocos do tipo

Estudantes relataram por meio das redes sociais que teriam confundido as cores do cartão | Foto: Chinnapong Schutterstock / CP Memória

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta quarta-feira, que os candidatos que assinalaram a cor do caderno de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão prejudicados. A primeira parte do exame foi realizada no domingo. A segunda, de acordo com decisão da Justiça, está programada para este domingo, dia 24.

"O edital da versão impressa do Enem não prevê a eliminação devido a erros no preenchimento da cor do Caderno de Questões. O Inep garante que ninguém será prejudicado por equívocos desse tipo", diz o comunicado oficial. 

No primeiro dia de provas, muitos estudantes relataram por meio das redes sociais que teriam confundido as cores do cartão e, por isso, estavam com medo de terem as provas corrigidas de forma errada. 

Justiça mantém 2º dia de provas

A Justiça Federal em São Paulo negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para que o segundo dia do Enem seja adiado. A 12ª Vara Cível Federal determinou, no entanto, que as provas sejam reaplicadas aos alunos que foram barrados por superlotação no primeiro dia do Exame.

De acordo com a decisão de 1º grau, "não há provas cabais de que os protocolos sanitários não foram cumpridos no momento da realização da prova. A juntada de duas notícias publicadas na imprensa não pode ser suficiente para o acolhimento do pedido para suspensão da prova à qual se submeterão quase 3 (três) milhões de candidatos."

A Justiça Federal, no entanto, acatou parte da ação, que também pedia a reaplicação das provas a todos os candidatos que não puderam comparecer ao primeiro dia, no domingo, ou que compareceram, mas, no entanto, tiveram negado o acesso às salas, por já estarem completas.

R7