person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Concurso do magistério gaúcho terá provas aplicadas em 19 de maio

Seleção teve 69.490 inscrições homologadas, com média próxima de sete candidatos por vaga

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informaram, na tarde desta terça-feira, que as provas objetivas para concurso que oferece dez mil vagas de professor para o magistério gaúcho serão realizadas no dia 19 de maio nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A seleção teve 69.490 inscrições homologadas, entre as 81,7 mil realizadas dentro do prazo. A média geral, com isso, é próxima de sete candidatos por vaga.

É o segundo concurso realizado pela Seduc na gestão de Tarso Genro. No primeiro, só 5,5 mil das 10 mil vagas foram preenchidas e, entre os aprovados, só 4,9 mil assumiram a função.

O inscrito deve consultar, por meio do CPF,  no site da FDRH (http://www.fdrh.rs.gov.br), se teve a candidatura homologada. Os recursos serão recebidos entre quarta e a próxima segunda-feira, no protocolo ou pelo Correio. Para isso, o documento deve ser entregue diretamente na Fundação ou encaminhada por Sedex para o seguinte endereço:

Divisão de Concursos Públicos da FDRH
Concursos Públicos da Seduc
Av. Praia de Belas, 1.595, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS
CEP: 90110-001


O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável pelo mesmo período. Serão aplicadas duas provas, a objetiva, eliminatória e com 80% de peso na nota final, e a de títulos, classificatória. As provas objetivas serão compostas por dois módulos, com conteúdo específico, dependendo do cargo escolhido.

Os testes serão divididos por área de conhecimento e habilitação para os candidatos da Educação Básica e por área de conhecimento e eixo tecnológico para os candidatos da Educação Profissional. Para ser aprovado, o candidato deve alcançar o percentual mínimo de 60% do total das questões de cada um dos módulos da prova objetiva. O candidato que não alcançar o percentual é eliminado de forma automática. Atendendo à legislação, 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência e 16% para autodeclarados negros.

Camila Kila/Rádio Guaíba