person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Curso de Agronomia da Ufrgs completa 125 anos

Em comemoração, a Assembleia Legislativa prestará homenagem à Instituição na quinta-feira (6/7)

A Ufrgs possui o segundo curso de Agronomia mais antigo do Estado | Foto: Arquivo / Fagro-Ufrgs / CP

Em celebração ao aniversário do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que completa 125 anos no domingo (9/7), a Assembleia Legislativa (AL) prestará homenagem à Instituição na quinta-feira (6/7), às 11h. 

Criada em 1898, a graduação em Agronomia permaneceu vinculada à Escola de Engenharia da Ufrgs até 1934, quando foi instituída a Escola de Agronomia e Veterinária. Inicialmente, o “curso provisório de Agrônomos”, com duração de três anos, formou, em 1902, a primeira turma, com dois estudantes. Mas desde 1970, oficialmente, como Faculdade de Agronomia (Fagro), o departamento já formou 160 turmas de engenheiros agrônomos, com cerca de 4 mil diplomados; e 13 turmas de zootecnistas, com aproximadamente 120 diplomados. Em pós-graduação, formou 3.150 profissionais (2.300 mestres; e 850 doutores). 

A Fagro possui o segundo curso de Agronomia mais antigo do Estado, apenas atrás do pioneiro curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O diretor da Faculdade, Carlos Alberto Bissani, revela que a graduação está entre as melhores do país, com nota máxima (5), na avaliação do Ministério da Educação (MEC). E assinala que a homenagem da AL destaca o desempenho positivo da Agronomia da Ufrgs, como uma das melhores do país.

Além do curso de Agronomia, a Fagro oferece, desde 2012, a graduação de Zootecnia; e, desde 1965, três programas de pós-graduação - em Ciência do Solo, Fitotecnia e Zootecnia. Com corpo docente de 81 professores, o diretor acrescenta que a Faculdade conta com forte base em pesquisa, que ultrapassa os limites acadêmicos e é colocada em prática na agropecuária brasileira. Um exemplo de novidade desenvolvida na Ufrgs são as cultivares de aveia branca, que representam em torno de 95% da produção brasileira, ou seja, a aveia desenvolvida na Fagro é utilizada em todo o país. Além disso, desde 1961, a Fagro conta com a Estação Experimental Agronômica, localizada em Eldorado do Sul. O local, que atende também outros cursos da Universidade, possui 1.560 hectares, infraestrutura de pesquisa e extensão, além de estrutura para aulas práticas.

 

*Sob orientação de Maria José Vasconcelos

Ana Julia Zanotto*