person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Experience Senac apresenta projetos e novidades da educação

Nesta sexta-feira (6/10), a sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, prevê a visitação de mais de 2,5 mil pessoas ao espaço

O evento recebe professores, estudantes e entusiastas da área da educação | Foto: Carlos Macedo / Especial / CP

Mais de 2,5 mil pessoas devem visitar, na sexta-feira (6/10), a sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. O objetivo é participar do segundo e último dia do Experience Senac 2023, que aborda novas formas de aprendizagem e apresenta novidades da área educacional. O evento recebe educadores, estudantes e entusiastas do ensino, para acompanhar a programação, que envolve palestras, atividades interativas e apresentação de projetos desenvolvidos em salas de aula das unidades Senac-RS. 

Janine Ledur, gerente interina de Educação Profissional do Senac RS, explica que a proposta visa promover a educação, permitindo atualizar, agregar e aplicar conhecimento no ambiente de trabalho. Nesta quinta-feira (5/10), o Experience Senac recebeu em torno de 2 mil visitantes. E um dos projetos que integram a Feira é o "Trabalho de Conscientização sobre a Inclusão de Pessoas Neurodivergentes", desenvolvido por alunos do 2º ano do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul. Os estudantes Patrícia Moreira, Maria Gabriela Vasco e Gustavo Bueno, orientados pelos professores Katiuscia Hemann e Carlos Tadeo de Queiroz, desenvolveram um site informativo, para mostrar o que é a neurodivergência e como é possível oferecer uma educação de qualidade a todas as pessoas. 

Os alunos explicam que as neurodivergências podem se manifestar como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia e Discalculia e Síndrome de Cornélia. E ressaltam a importância de incluir os estudantes neurodivergentes no ambiente educativo. “Tivemos que coletar muita informação, mas foi diferente, porque nunca antes eu pude fazer uma coisa assim sobre esse assunto em específico”, relata a estudante Patrícia.

 

* Sob supervisão de Maria José Vasconcelos

Ana Julia Zanotto*