person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

IE volta às aulas com telas históricas recolocadas

Nova fase da recuperação das obras deve começar, mas o prédio do Instituto de Educação teve seus grandes quadros reinstalados no local

| Foto: Maurício Tonetto / Secom-RS / CP

Mais uma etapa de trabalho foi registrada domingo (21/1), na morosa recuperação das instalações do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre. A equipe de restauradores em serviço no IE começou a recolocação das três grandes telas, que há décadas ocupam o saguão da centenária escola estadual gaúcha. Com a ação, uma nova fase da recuperação deve iniciar nas próximas semanas.

Desde novembro/2023, acontece cuidadoso trabalho de limpeza e preparo para a restauração das obras. A mais antiga das três é “Garibaldi e a esquadra farroupilha” (5,45m x 3,42m, de 1916), pintada pelo piauiense Lucílio de Albuquerque, e que representa o transporte do barco comandado por Giuseppe Garibaldi, da Lagoa dos Patos até o Oceano Atlântico, rumo a Santa Catarina. As outras duas foram pintadas pelo gaúcho Augusto Luis de Freitas, quando residia em Roma, e entregues ao Estado em 1926. É “A chegada dos casais açorianos” (6,3m x 5,5m, de 1923), que retrata os primeiros povos portugueses a aportar no RS. E, ainda, a tela “Combate da Ponte da Azenha” (5,46m x 3,76m, de 1923), registrando o embate que deflagrou a Guerra dos Farrapos, em 1835.

Sob a coordenação das restauradoras Maria Cristina Ferrony e Leila Sudbrack, as telas já passaram por processo de manutenção há mais de 13 anos. E devido ao estado do prédio do IE, precisaram ser retiradas e acondicionadas, para preservação, mas foram mantidas nas dependências da escola.

Maria Cristina revela que já houve limpeza prévia, trabalho no verso das telas e troca dos bastidores antigos. Agora, uma equipe, com 14 profissionais, reinstalou os quadros no IE, permitindo começar a restauração pictórica e recuperação de partes danificadas pelo tempo, na 2ª quinzena de fevereiro.

Originalmente encomendadas pelo então presidente do RS Antônio Augusto Borges de Medeiros para adornar o Palácio Piratini, as telas foram tombadas pelo Estado em 2011.

Com 90% do cronograma físico da reforma do IE concluído, o governo do Estado informa que o prédio centenário receberá os alunos na abertura do ano letivo/2024, em fevereiro.

Correio do Povo