person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Licenciatura UFN, UFFS e Recursos aos Ifes: Confira a agenda desta terça-feira

Oportunidades de formação estão abertas

| Foto: Arte Correio do Povo

Licenciatura UFN

Abertas as inscrições, ao Programa Segunda Licenciatura, da Universidade Franciscana, em Santa Maria. Os estudos permitem agregar conhecimento, em um 2° diploma que pode ser obtido em até um ano ou um ano e meio, conforme o curso escolhido. Inscrição gratuita, até 8 de março de 2024; e matrícula on-line. Há três etapas: seleção de disciplinas; envio de documentos; e contratação dos serviços.

Educação do Campo UFFS

O Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul, abriu Processo Seletivo Especial, com vagas gratuitas, presenciais e em regime de alternância, para o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Destina-se à formação de professores, preferencialmente para atuarem em escolas do campo e em outros espaços educativos escolares e não escolares, visando à ampliação e qualificação da oferta de Educação Básica às populações do campo.

Mais recursos aos Ifes

Os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne as 69 universidades federais e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet), divulgaram (em 15/12) nota, em que solicitam destinação de mais recursos às instituições. Alegam que as instituições federais (Ifes) enfrentam “situação dramática, devido a sucessivos cortes orçamentários de anos anteriores; afetando, negativamente, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, de excelência reconhecida nacional e internacionalmente”. E apesar de reconhecerem avanços neste ano, na qualidade do diálogo com o governo federal e no empenho e compromisso do Ministério da Educação (MEC), ressaltam repasses insuficientes; e indicam que o Projeto de Lei Orçamentária 2024 contém um orçamento menor que o montante de 2023. Assim, os reitores pedem a complementação de R$ 500 milhões no orçamento das Ifes, ainda neste ano; e acréscimo de R$ 2,5 bilhões, nos recursos discricionários do Orçamento para 2024. Também querem que o governo divulgue o total de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinado às universidades federais, necessários para a retomada e finalização de obras paralisadas, aquisição de equipamentos e consolidação da expansão das Ifes.

Correio do Povo