person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

MEC anuncia saída de Danilo Dupas da presidência do Inep

Comunicado foi feito pelo ministro da Educação, Victor Godoy

Crise que atingiu o Inep levou a uma debandada de servidores, pouco dias antes do Enem 2021 | Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL / CP

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quarta-feira a saída de Danilo Dupas da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O comunicado foi feito através da conta do Twitter de Godoy. De acordo com a Pasta, Carlos Moreno será o substituto. 

 

Conforme Godoy, Moreno irá assumir o cargo que era ocupado por Dupas a partir de 1º de agosto. Ele destacou que o novo presidente do Inep já ocupou diversas funções na autarquia e conhece processos, avaliações e exames. "Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2010, liderando importantes processos como os censos da educação", relatou o ministro. 

Durante a sua gestão à frente do Inep, Dupas chegou a ser alvo de um pedido de afastamento. A ação ocorreu depois que 37 servidores pediram exoneração alegando interferências políticas do governo na elaboração do Enem. 

Fontes ligadas ao instituto ouvidas pelo R7, na condição de anonimato, disseram que a situação dos funcionários no órgão era insustentável desde que Danilo Dupas assumiu a presidência.

Em novembro de 2021, o Estadão apurou que houve supressão de "questões sensíveis" na prova. O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que as perguntas do Enem teriam "a cara do governo".

Naquele mesmo mês, em comissão do Senado, Dupas falou ser "comum" a adição e a retirada de questões durante a montagem do teste. E explicou que a "cara do governo é seriedade e transparência".

Correio do Povo