person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Primeiro dia de volta às aulas presenciais tem movimento fraco em Porto Alegre

Mais de 32 mil alunos da educação infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental estão autorizados ao retorno às escolas

Mais de 32 mil alunos da educação infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental estão autorizados ao retorno às escolas | Foto: Guilherme Almeida

O primeiro dia de retorno das atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre foi de movimento fraco. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), mais de 32 mil estudantes no primeiro grupo, composto pela Educação Infantil e pelos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, estavam previstos para retornar à sala de aula. No entanto, na manhã desta quinta-feira, as instituições de ensino tiveram pouca movimentação de estudantes.

Na escola municipal Emílio Meyer, no bairro Medianeira, na zona Leste da Capital, a diretora Sônia Nunes disse que poucos alunos estiveram na escola. "Considero a medida de retorno às aulas muito temerária. Temos muito medo e não acreditamos que voltamos de forma segura já que não fizemos a vacinação", destacou. 

Segundo ela, as atividades deveriam ser retomadas somente após os professores e funcionários terem tomado a vacina. "A imunização é uma segurança para os docentes e para os alunos. Muitos pais ainda não têm segurança de mandar os filhos para a escola. Gostaríamos de ter voltado com mais segurança", acrescentou.

Conforme a diretora, poucos alunos voltaram no dia de hoje. Antes da pandemia da Covid-19, o Emílio Meyer recebia um total de 300 alunos da Educação Infantil e dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. Ao todo, a escola possui 800 alunos.

A instituição abriu os portões por volta das 7h. Duas horas depois, a dona de casa Fernanda Cabral levou a filha Micaela, de seis anos, para a sala de aula. "Ela estava com saudade da escola e estava um pouco impaciente", destacou.

Quem chegava na instituição de ensino encontrou um prédio com adesivos no chão, orientando pontos de parada e distanciamento. Na escola Emílio Meyer, foi colocado na entrada um totem de álcool em gel e um recado aos pais: "Atendimento: uma pessoa por vez". Uma lixeira para descarte de luvas e máscara foi posicionada ao lado da porta e o ingresso e a saída dos alunos era feita por acessos distintos, para evitar aglomerações. 

A direção organizou um rodízio, para evitar a lotação. Parte dos alunos terá aula em um dia, outra parcela em outro. Em média, cada estudante poderá frequentar o colégio três vezes por semana, com atividades remotas nos outros períodos.

A Smed informou que na Educação Infantil são 209 escolas comunitárias e 42 escolas próprias, que atendem em torno de 26 mil crianças. Nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental há, aproximadamente, seis mil estudantes matriculados em 50 instituições de ensino. 

As demais séries voltarão de forma gradual, em calendário que será anunciado na próxima semana. A prefeitura de Porto Alegre prepara ainda uma estratégia de testagem de professores e funcionários a ser implementada juntamente com o retorno das demais séries.

Na rede pública estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou hoje que as aulas que começam no dia 3 de maio serão no modelo híbrido: os estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente. 

A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas. A direção das escolas estão autorizadas a receber os professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia. 

O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

Segundo a Seduc, no dia de hoje, professores e funcionários farão a organização das escolas. As atividades serão retomadas no dia 3 de maio para a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Já no dia 5, será a vez dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e no dia 7 os Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). 

No dia 10 de maio, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio voltam à sala de aula. Nos dias 12 e 13 de maio, será a vez dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio e do Ensino técnico e Curso Normal, respectivamente. 

Já o calendário para as escolas com o seguinte perfil: somente Ensino Médio; escolas EJA e Neejas; escolas com somente educação profissional e escolas especiais a organização das instituições de ensino será entre os dias 3 e 4 de maio. 
Já as aulas presenciais começam no dia 5 de maio.

 

Cláudio Isaías