person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ufrgs fecha acordo por qualificação de mais de 380 mil agentes de saúde

Cursos serão realizados para assegurar a melhora de indicadores dos serviços de atenção primária

| Foto: Secom / Ufrgs / Divulgação / CP

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) assinou na última quinta-feira a efetivação do início de projetos de qualificação para mais de 380 mil agentes de saúde através do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

O projeto consiste na realização de dois cursos específicos destinados a 286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o Brasil. A ideia é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolução dos serviços de atenção primária. Os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de Ensino a Distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

A maior parte dos recursos destina-se a realização dos cursos pelas cinco Unidades Acadêmicas diretamente envolvidas: Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Faculdade de Odontologia, Instituto de Psicologia e Faculdade de Farmácia, que executarão a parte técnica; valor de taxas destinados à Administração Central serão totalmente alocados no Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade, sendo este o órgão de base tecnológica para esta realização. Com este investimento para atualização, o CPD  ampliará também as possibilidades de atendimento dos sistemas de apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão, administrativas, funcionais e de governança da UFRGS.

O reitor da Ufrgs, Carlos André Bulhões, comentou que o projeto é um resultado de um esforço coletivo. "Ressalto que esta é uma verba pública, que vem da União através do Ministério da Saúde. Este Termo de Execução Descentralizada, que hoje assinamos, teve sua busca ativa através do trabalho da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, a PROIR, que também articulou a formação da equipe inicial com as Unidades Acadêmicas e com o planejamento da Pró-Reitoria de Graduação”, disse. 

Correio do Povo