person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ufrgs mantém 8ª posição do país em ranking mundial

Outras três universidades gaúchas tiveram destaque "QS World University Ranking 2023"

Ufrgs ressaltou que a sua atuação orienta-se pelas decisões do Comitê responsável pelo enfrentamento à Covid-19 | Foto: Secom / Divulgação / CP

Pelo 3º ano seguido, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) registra a 8ª melhor colocação entre as instituições de Ensino Superior brasileiras no QS World University Ranking 2023, que foi divulgado nesta semana. “Para a Universidade, o mais importante é a manutenção da nossa qualidade. Nesse sentido, posso citar cinco pilares: ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão universitária, que regem a manutenção da melhoria dos nossos processos de trabalho”, explica a secretária de Avaliação Institucional da Ufrgs, Soraya Tanure.

Apesar de a Universidade não trabalhar para rankings, Soraya acredita que esses medidores podem servir de diagnóstico das variáveis que não estão bem, e para dedicação a estratégias que podem melhorar.

“Um dos pontos que a Ufrgs é bem cotada é a reputação acadêmica e o novo indicador que trata do quanto nós podemos nos relacionar com outras instituições de pesquisa.” A professora acrescenta o novo indicador do ranking, que é empregabilidade, ressaltando que os “egressos são muito bem acolhidos pelo mercado de trabalho, com qualidades técnicas adaptadas à realidade atual. Por isso é necessária essa atualização constante”. Segundo Soraya, as universidades, especialmente as públicas, “precisam, obrigatoriamente, realizar pesquisa que contribua e que melhore a qualidade de vida da comunidade”.

A Ufrgs está entre as 35 brasileiras neste ranking recente, na faixa de posição 751-800, sendo a melhor universidade da Região Sul. As outras são: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em nível nacional, a Universidade de São Paulo (USP) é a 1ª. O relatório da QS incluiu cerca de 1,5 mil universidades de todo o mundo.

Destaques gaúchos por ffixa de posição no ranking:
• Ufrgs: 751-800
• UFPel: 1.001-1.200
• PUCRS: 1.201-1.400
• UFSM: 1.201-1.400

Ciência da Vida e Medicina em alta

Cerca de 1,5 mil universidades do mundo foram avaliadas nos quesitos: reputação acadêmica, e dos empregadores; proporção de docentes por estudantes; citações dos docentes; proporção de alunos estrangeiros, e do corpo docente internacional. São instituições de Ensino Superior que integram o QS World University Ranking 2023, recém divulgado. Foram avaliadas 32 instituições brasileiras, em relação a 51 cursos.

Na Ufrgs, os destaques foram os resultados em Ciências da Vida e Medicina (272 posição geral; e 4, no país) e Artes e Humanidades (395, geral; e 5, no Brasil). No mundo, as melhores são: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Stanford (EUA).

A secretária de Avaliação Institucional da Ufrgs, Soraya Tanure, participa da conferência EduData Summit, em Nova Iorque (EUA), promovida pela QS Ranking, com foco em ciência de dados e em como podem auxiliar na tomada de decisões e mudança de sistema educacional. “No evento, estou tendo contato com outras universidades do mundo, para que possamos manter a internacionalização da Ufrgs em alta, com bom intercâmbio, tanto entre alunos quanto professores”, salienta.

Correio do Povo