person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Funcionários contaminados por surto de Covid no Hospital de Clínicas apresentam sintomas leves

Novo surto atingiu setor da instituição hospitalar de Porto Alegre durante esta semana

| Foto: Alina Souza / Correio do Povo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou o enfrentamento de novo surto de Covid-19 durante a semana. A diretoria da instituição comunicou à Vigilância Sanitária que foi identificado um novo surto em uma das unidades do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Covid, localizado no Bloco B. Conforme informou o HCPA, oito funcionários testaram positivo e o início do problema ocorreu na quarta-feira passada.

“Em unidade do CTI Covid, permanecem oito casos positivos entre os funcionários. A profissional da área que estava internada na CTI apresentou melhora do quadro e recebeu alta, sendo transferida para enfermaria Covid. Os demais apresentam sintomas leves, recebendo acompanhamento ambulatorial do Serviço de Medicina Ocupacional”, informou a instituição neste domingo.

Na unidade de internação, no dia 15, um paciente com diversas comorbidades faleceu. Dessa maneira, subiu para seis o número de pessoas que perderam a vida no surto do hospital. Além dos seis óbitos, foram 19 casos na ala de internação e na creche que atende os filhos dos servidores, contabilizando seis contaminações entre funcionários e 13 entre pacientes já hospitalizados. Na unidade de internação, o surto está controlado. Não são registrados novos casos desde o dia 9 de setembro.

“Para o controle de uma sindemia como a que a gente vive a ferramenta importante que temos é a vacinação, que, a longo prazo, garante que menos pessoas fiquem contaminadas”, diz a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos. “Mas até que esta vacinação esteja homogênea, a gente vai ter uma perpetuação de uma densidade de vírus importante, inclusive favorecendo novas variantes. O que precisamos fazer para evitar surtos de qualquer tipo, lugar e evento é ampliar a testagem e identificar o mais rápido possível pessoas com sintomas discretos, para que sejam isoladas e se controle a expansão”, explica.

Outros casos

O Hospital Nossa Senhora da Conceição revelou na terça-feira passada o fim do surto de Covid-19. No total, desde 4 de agosto quando teve início, 171 casos foram registrados – 97 aconteceram entre pacientes e 74 atingiram os profissionais de saúde. Até a última atualização foram 33 óbitos na instituição.

Por meio de nota, o Conceição informou que, “com o surto encerrado, está havendo o retorno dos procedimentos eletivos e serão discutidas com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre as outras medidas que foram adotadas.”

Por sua vez, o surto de Covid-19 também está controlado nas duas áreas em que foi detectado no Hospital Vila Nova no começo de agosto. 

André Malinoski