person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Árvore de grande porte cai sobre muro de casa na zona Sul da Capital

Proprietário afirma que acionou prefeitura, mas não teve resposta sobre corte da paineira

O vegetal derrubou o muro de uma casa e destruiu a rede elétrica | Foto: Fabiano do Amaral
Uma árvore de grande porte caiu, na noite desta segunda-feira, na rua Dário Totta, bairro Teresópolis, em Porto Alegre. Por conta do tamanho, o vegetal derrubou o muro de uma casa e destruiu a rede elétrica. Além do corte de energia na rua, cabos elétricos ficaram atirados no chão. O trânsito também ficou bloqueado.

Segundo o proprietário do terreno, Ronaldo de Oliveira Fernandes, a tragédia só não foi maior porque a árvore caiu para a rua. “Se tivesse pendido para o outro lado, teria destruído a casa e nos matado”, relatou o morador, que estava na casa com a filha e a neta no momento da queda. “Só deu para ouvir o estrondo. Foi horrível”, contou ele, sob o olhar incrédulo de dezenas de vizinhos, pela grandiosidade da árvore.

Fernandes afirmou ter feito diversos chamado à Prefeitura de Porto Alegre, informando o risco da queda, mas que não houve retorno. “Liguei para o 156, fiz chamados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e não obtive uma posição. É uma negligência”, reclamou. O morador acrescentou que a árvore tem mais de 100 anos e que estava oca na sua base. O receio é grande porque há outra árvore no mesmo local com características similares, podendo cair a qualquer momento. “Já havia caído um galho enorme há alguns meses. Vamos rezar para que não ocorra uma tragédia”, afirmou. Segundo o morador a paineira teria entre 15 e 20 metros de altura.

Somente depois de uma hora depois da queda da árvore, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegaram ao local para proibir a passagem de veículos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) ainda não se manifestou sobre o acidente.

Mauren Xavier