person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"É um rastro de destruição", diz Cairoli após sobrevoar São Francisco de Paula

Governador em exercício está na cidade para avaliar o estragados causados pelo temporal

Governador em exercício está na cidade para avaliar os estragos causados pelo temporal | Foto: Halder Ramos / Especial / CP
O governador em exercício, José Paulo Cairoli, sobrevoou São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, na manhã desta segunda-feira, para avaliar os estragos causados pelo temporal que matou uma pessoa e feriu dezenas nesse domingo. Em entrevista à Rádio Guaíba, ele afirmou que o cenário é de destruição na faixa da cidade que foi atingida pelo fenômeno. “A gente fica impressionado com a capacidade da natureza quando vê que pegou uma linha e levou tudo embora. É um rastro de destruição”, comentou.

• Temporal afetou 10% da população, estima prefeito de São Francisco de Paula

Cairoli contou que suas primeiras ações serão conversar com o prefeito Marcos Aguzolli e com a comunidade para verificar as necessidades emergenciais, assim como trabalhar junto a Defesa Civil para dar o apoio básico deste primeiro momento, como as doações de itens como colchões, lonas, alimentos e água. “Hoje faremos um levantamento para o caso de calamidade pública, o que agiliza algumas coisas", informou.

Além disso, Cairoli ressaltou que os trabalhos do município, do Estado e da União estão sendo feitos com a maior rapidez possível para reduzir ao máximo as perdas da população e para possibilitar que as famílias voltem para seus bairros e casas o quanto antes. Conforme ele, 50 bombeiros foram deslocados para ajudar nos trabalhos de recuperação em São Francisco de Paula.

Em missão na Argentina, o governador José Ivo Sartori lamentou os incidentes ocasionados pelo temporal em São Francisco de Paula.  Em função dos estragos, o Palácio Piratini garantiu o repasse emergencial de R$ 175 mil ao município.

Correio do Povo e Rádio Guaíba