person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aeronautas iniciam negociação salarial pedindo 5% de aumento real

Categoria busca também acesso às escalas de voo com cinco dias de antecedência

Categoria busca também acesso às escalas de voo com cinco dias de antecedência | Foto: Samuel Maciel / CP Memória
Foi entregue, nesta quinta-feira, às empresas aéreas a pauta de reivindicações da convenção coletiva de trabalho da categoria dos aeronautas. As propostas foram aprovadas em assembleia ocorridas na segunda-feira em Porto Alegre, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. A categoria é formada por 18 mil trabalhadores, dos quais oito mil são filiados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas.

A data base da revisão anual do dissídio dos aeronautas é primeiro de dezembro, mas a agenda de negociações já começou junto às quatro grandes companhias de aviação comercial civil: TAM, Gol, Azul e Avianca. Destacam-se, entre reivindicações, o reajuste salarial e nos pisos corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5% de aumento real, revisão do vale alimentação e seguro de vida em 20%, correção no valor das diárias nacionais em 20%, e reajuste das diárias internacionais de 18 dólares para 21 dólares à América do Sul e Caribe.

Para América do Norte e México os aeronautas querem correção da diária de 20 dólares para 25 dólares. À Europa o pedido é de 20 para 25 euros e para a Inglaterra de 20 para 25 libras e de 20 para 25 dólares para demais localidades. Nas cláusulas não econômicas, a categoria quer acesso às escalas com cinco dias de antecedência, o fim da restrição de cinco assentos ao passe livre, reembolso para qualquer exame necessário quando da revalidação de certificado médico aeronáutico e fornecimento, pelas empresas de condução, quando na base, para apresentações ou encerramentos entre 23h e 6h.

Correio do Povo