person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Agas recomenda retirada de leite contaminado dos supermercados no RS

Produto com água sanitária foi identificado na cidade de Encantado, no Vale do Taquari<br />

Agas recomenda retirada de leite contaminado dos supermercados no RS | Foto: Divulgação / MP SC / CP
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encaminhou nesta sexta-feira um informativo interno aos estabelecimentos credenciados solicitando a retirada imediata das prateleiras de um lote de leite da marca Dália, contaminado com água sanitária e identificado no município de Encantado, no Vale do Taquari. De acordo com a assessoria de imprensa da Agas, a probabilidade do lote ter sido encaminhado para comercialização em mais cidades é pequena, mas a associação tomou a medida como forma de precaução. Caso os supermercados identifiquem o lote do produto, devem recolher as unidades e acionar a Vigilância Sanitária, que recomendou a interdição do produto.

Segundo o órgão, o lote 5V4 de leite UHT semi-desnatado Dália, fabricado pela cooperativa Cosuel, de Encantado, está contaminado com hipoclorito, conhecido como água sanitária. O lote foi produzido em 14 de agosto de 2014, e vale até 14 de dezembro de 2014. A chefe do Núcleo de Vigilância de Produtos do Estado, Susete Lobo de Almeida, disse que ainda não há informações sobre o volume de contaminação envolvido. Segundo Susete, o Ministério da Agricultura (Mapa) foi notificado sobre o problema.

O chefe do Departamento de Defesa Agropecuária da Superintendência do Mapa no Rio Grande do Sul, José Severo, informou que os procedimentos da empresa serão monitorados pelo órgão.

Ananda Müller / Rádio Guaíba