person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ambulatório de Ginecologia é inaugurado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Unidade integra projeto do Centro de Prevenção do Câncer de Mama

Em cinco anos, cerca de 20 mil mulheres de 10 municípios serão beneficiadas | Foto: Arthur Puls
O novo ambulatório de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi inaugurado nesta terça-feira, após remodelação de espaço e novos imobiliários. Esta é a segunda etapa do projeto do Centro de Prevenção do Câncer de Mama, em uma parceria da instituição com o Instituto Avon. O objetivo é diminuir a incidência da doença, já que o Rio Grande do Sul registra o segundo maior número de casos no País: 81 para cada 100 mil mulheres.

“É uma reforma que promoverá melhor qualidade e agilidade no atendimento, além de possibilitar o compartilhamento do conhecimento”, disse o chefe do Departamento de Mastologia, Jorge Biazús. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre as capitais brasileiras, Porto Alegre segue líder no ranking e a expectativa é de que some 125 novos casos a cada 100 mil mulheres, até o final do ano. Na capital gaúcha, a doença é duas vezes e meia mais frequente que a média nacional.

Diante do panorama negativo, no segundo semestre deve ser concluída a última etapa do projeto que reunirá vários serviços necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, beneficiando em cinco anos cerca de 20 mil mulheres de 10 municípios do Estado que recorrem ao hospital. Os investimentos somam R$ 2,7 milhões do Instituto Avon com contrapartida de R$ 714 mil do HCPA. “Com essa parceria público-privada, em menos de seis meses inauguramos a segunda etapa do Centro de Prevenção do Câncer de Mama e já possuímos equipamento de ponta e profissionais qualificados para atender”, explicou o presidente do HCPA, Amarílio Vieira Neto.

De acordo com o presidente da Avon no Brasil, David Legher, no ano em que a empresa completa duas décadas de campanha do combate ao câncer, a parceria com o HCPA proporciona atendimento digno e eficiente para salvar
vidas de gaúchas. “Quando uma mulher é afetada com essa enfermidade, toda a família é prejudicada. Daí a necessidade de fortalecer a saúde com qualidade e integridade”, disse.

Bookmark and Share

Wagner Machado / Correio do Povo