person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Animais se preparam para o frio no Zoo de Gramado

Recintos climatizados e alimentação especial garantem bem-estar dos bichinhos

Pinhão, polenta e bergamota integram a dieta especial do inverno | Foto: Halder Ramos / Especial / CP
O frio chegou com força ao Rio Grande do Sul e os animais do Zoológico de Gramado (Gramadozoo) estão preparados para enfrentar as baixas temperaturas. Das cidades brasileiras que possuem zoológico, Gramado é a de inverno mais rigoroso. No entanto, o clima da região não interfere no conforto dos habitantes. Todos os recintos são equipados com sistemas de climatização para garantir qualidade de vida mesmo às espécies típicas de clima quente.

Quando faz muito frio, até o recinto dos pinguins é aquecido. Segundo o veterinário Renan Stahdler, o pinguinário conta com um climatizador que mantém a umidade e a temperatura controladas. “Quando esfria muito, o climatizador aquece os pinguins. Mantemos a temperatura sempre próxima dos 16ºC”, conta. Conforme ele, os animais de clima quente ficam em ambientes especiais com aquecimento. Iguanas, jabotis e primatas contam com estufas em seus recintos. “Temos alguns macacos-prego que não abrem mão do cobertor”, diz.

Cobras e iguanas contam ainda com uma lâmpada especial que emite calor. “Além do aquecedor, a lâmpada ajuda a manter o recinto aquecido. Iguanas são animais ectotérmicos, sua temperatura corporal varia conforme a temperatura ambiente”, explica.

Além de mecanismos de climatização, a equipe técnica do zoológico reforça a alimentação dos bichos. Pinhão, polenta e bergamota integram a dieta especial do inverno. “Nessa época, acrescentamos alimentos mais calóricos e frutas da estação como a bergamota, que é rica em vitamina C. Já o pinhão, que possui 22 calorias, faz parte da alimentação de aves e macacos. O mico-de-cheiro, que é um animal amazônico, adora”, afirma o veterinário.


Chegando o inverno, animais se preparam para o frio no Zoo de Gramado / Foto: Halder Ramos / Especial / CP

Bookmark and Share

Halder Ramos / Correio do Povo