person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Anvisa autoriza armazenamento da vacina da Pfizer por 31 dias na temperatura de até 8ºC

Novas regras tendem a facilitar transporte e distribuição do imunizante pelo Brasil

Antes, período autorizado era de até cinco dias | Foto: Thomas Lohnes / AFP / CP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira novas condições de conservação e armazenamento para a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer/Wyeth. O novo texto de bula permite que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2ºC a 8ºC por até 31 dias. Antes, a vacina poderia ser mantida a esta temperatura por no máximo cinco dias.

Conforme nota divulgada pela entidade para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. "Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", diz o texto. A Anvisa recebeu o pedido de alteração na última sexta-feira e a análise foi realizada durante esta semana.

A mudança segue alterações realizadas nos Estados Unidos. No dia 19 de maio, a Food and Drug Administration (FDA) aumentou o período seguro permitido fora da "superrefrigeração". De cinco dias passou para um mês.

Correio do Povo