person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Anvisa realiza agendamento para retirada do certificado de vacinação contra febre amarela

Medida foi tomada para evitar aglomeração de público e longas filas

Nova forma de agendamento é válida para todo País | Foto: Guilherme Almeida
Depois das filas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na última quarta-feira, pela busca do Certificado Internacional de Vacinação – exigido por determinados países para comprovar a imunização contra a febre amarela –, fevereiro começou diferente.

O documento, agora, só é fornecido com hora marcada, através de agendamento no site da agência. A medida foi tomada para evitar aglomeração de público e longas filas de espera na unidade, já que antes era por ordem de chegada, localizada no terceiro andar.

De acordo com o chefe substituto do Posto de Vigilância Sanitária do Aeroporto de Porto Alegre, Joel Pavão, somente em janeiro foram cerca de seis mil atendimentos. “No primeiro dia da mudança já não percebemos filas, as pessoas chegam e logo são atendidas, ou aguardam alguns minutos. Basta acessar o site da Anvisa e por lá marcar o dia e o horário de sua preferência, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, com exceção dos feriados, para fazer o procedimento”, expressa.

Pavão salienta que a movimentação elevada foi devido aos registros de febre amarela nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Houve uma confusão de informações. Viajando dentro do Brasil não há exigências de vacinação. O direito de ir e vir é livre. A tendência é que voltaremos a atender a média de 120 pessoas por dia”, declara.

Conforme o chefe substituto, a tendência é de que haja uma queda na procura em Porto Alegre, já que municípios do interior foram qualificados para que o Certificado Internacional de Vacinação. “A população que viaja para o exterior das cidades de Farroupilha, Nova Prata, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Garibaldi, Lajeado, Santa Maria e São Marcos poderão, em breve, fazer sua autenticação nas respectivas unidades. Cada uma define se atenderá somente os moradores ou aqueles que residem em cidades próximas”, destacou.

São Paulo e Rio de Janeiro também registraram filas nos postos das Anvisa dos respectivos aeroportos. “É importante lembrar que não há motivo para preocupações ou ansiedades.” A nova forma de agendamento é válida para todo País.

Franceli Stefani