person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ao menos 11 mortes por Covid-19 foram causadas a partir de surtos da doença

SES contabilizou 300 casos originados a partir de surtos em frigoríficos, casas de repouso e na Fase

Mais 20 casos foram registrados em cidades da região metropolitana | Foto: Sem Van der Wal / ANP / AFP / CP

Pelo menos 11 das 90 mortes já contabilizadas por Covid-19 são de pacientes que foram infectados a partir surtos do novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, entre 20 de março e 4 de maio – período inicial do isolamento social em boa parte do Estado – foram registrados 19 surtos de síndromes gripais relacionados à doença no Estado.

Os surtos, segundo a SES, ocorreram em 13 municípios diferentes: Porto Alegre, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Nova Araçá, Passo Fundo, Marau, Tapejara, Serafina Corrêa, Não-Me-Toque, Trindade do Sul, Lajeado e Encantado. O balanço indicou que 23.138 pessoas foram expostas e 2.058 apresentaram sintomas de síndrome gripal – 300 testaram positivos. 

Desse grupo, a SES contabilizou que houve cinco mortes: três em Lajeado, uma em Passo Fundo e outra em Garibaldi. No entanto, seis pessoas morreram em razão de contato domiciliar com pessoas que contraíram a doença nos locais do surto: quatro em Passo Fundo, uma em Tapejara e um em Lajeado. Todas essas seis vítimas tiveram contato com trabalhadores de frigoríficos. 

Conforme o balanço de casos desta terça-feira da SES, todas as quatro cidades que tiveram vítimas relacionadas a surtos têm incidência de casos superior à de Porto Alegre, que é o município que concentra o maior número de pacientes no RS. 

Surto na Fase

Em Porto Alegre, houve um surto na Fundação de Atendimento Socio Educativa (Fase). Quatro casos foram reportados, dois em trabalhadores e dois internos. O surto já foi considerado encerrado. 

Correio do Povo