person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após ampliação de público, procura por dose de reforço tem movimento intenso em Porto Alegre

Algumas pessoas tentaram receber a terceira aplicação fora do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde

| Foto: Guilherme Almeida

Com a ampliação do público apto a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre, os postos de saúde tiveram uma intensa movimentação nas primeiras horas da manhã de quarta-feira. A imunização pode ser feita por todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até o dia 17 de maio (seis meses). A ampliação de público seguiu orientação determinada pelo Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que cerca de 30 mil pessoas estejam aptas a receber a terceira dose com a mudança. No entanto, na manhã desta quarta-feira no shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo) o que se viu foi um grupo de pessoas que não havia completado ainda o período de seis meses querendo receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus. Os servidores da saúde tiveram que explicar diversas vezes ao público que a imunização era para todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 17 de maio (seis meses).

Para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde o intervalo segue sendo de cinco meses após a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias após a segunda aplicação.  Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. A secretaria de saúde manteve a vacinação contra a Covid-19 em 43 locais  da Capital- shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde. Seis postos de saúde realizaram o atendimento ao público até as 21h - Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza. O Rolê da Vacina foi realizado no bairro Santa Tereza, no Centro Esportivo Cultural e Assistencial da Vila do Campinho, no bairro Santa Tereza. 

Para receber a primeira dose da vacina, foi necessário que os  adolescentes com 12 anos ou mais tivessem na companhia dos pais ou responsáveis e apresentassem documento de identidade com CPF. Já a segunda dose de Coronavac foi feita nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 20 de outubro assim como a segunda dose da AstraZeneca que foi aplicada em que recebeu a primeira dose até o dia 22 de setembro (oito semanas). Já a segunda dose do vacina da Pfizer foi para quem recebeu a primeira dose até 22 de setembro. 

A terceira dose (dose de reforço) foi destinada para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até o dia 17 de junho e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 19 de outubro. Sobre as medidas anunciadas na terça-feira sobre a campanha de Mega Vacinação pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que aguarda a nota orientadora oficial, bem como as doses necessárias para atender a proposta.

Depois disso, será feito um planejamento com os municípios e ações da campanha de vacinação no Rio Grande do Sul. A secretaria informa que na medida em que novas remessas de vacinas chegarem ao Estado, novos grupos serão atendidos com a redução do intervalo. A SMS informou que não haverá ação especial com relação a Mega Vacinação em Porto Alegre.

Cláudio Isaías