person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após período de estabilidade, número de surtos de Covid-19 no RS volta a acelerar

Estado conta atualmente com 190 surtos ativos, número recorde desde o início da pandemia

Estado conta atualmente com 190 surtos ativos, número recorde desde o início da pandemia | Foto: Thomas Kienzle / AFP / CP

O registro de surtos em investigação de Covid-19 acompanham o repique da pandemia em solo gaúcho. No período entre 2 e 9 de dezembro, que compreende à semana epidemiológica (SE) 49, o Rio Grande do Sul contabilizava 190 surtos ativos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o maior volume reportado desde o início da pandemia. Até então, o maior volume antes registrado foi na semana 37 – de 9 a 15 de setembro – com 185 surtos em investigação. 

Antes, entre as semanas 42 e 46, houve pouca variação no número de surtos, o que indica estabilidade. Já nas semanas posteriores, o relatório da pasta apontou aumento de em média 30 surtos a mais entre as semanas.

De acordo com o boletim da SES, divulgado nessa quarta-feira, até SE 49 foram encerrados 558 surtos – quando não há registro de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias. Ao todo, foram quase 156 mil pessoas expostas ao vírus em contaminações deste gênero. Destas, 74.935 convivem atualmente com a exposição ao coronavírus. O relatório da pasta ainda aponta que pouco mais da metade (50,5%) dos surtos foram notificados em Instituições de Longa Permanência.

Cidade gaúcha com maior número de casos de Covid-19, Porto Alegre também é o município com o maior número de surtos ativos, com 25 casos, seguido de Caxias do Sul com 24 surtos e Guaíba, com nove.

 

Correio do Povo