person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após pichação contra o Papa, Túnel da Conceição deve ganhar tinta especial

Estrutura reformada foi alvo de vandalismo dez dias após remoção de tapumes

Estrutura reformada foi alvo de vandalismo dez dias após remoção de tapumes | Foto: Cristiano Estrela
Alvo de pichadores apenas dez dias depois da remoção de tapumes, o Túnel da Conceição, no Centro de Porto Alegre, pode receber uma tinta especial para evitar novas ações contra a estrutura. A ideia é da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) que prometeu solicitar o material ainda nesta semana. Durante a madugada desta segunda-feira, pichadores escreveram a frase: "Se o Papa engravida-se (sic) o aborto seria livre".

Segundo a Smov, não havia previsão de uso de tinta anti-pichação na reforma, que é executada por uma empreiteira vencedora de licitação. "Nosso objetivo é reforçar a estrutura e melhorias na drenagem do pavimento. Com o vandalismo, decidimos conversar com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para requisitar a tinta", explicou o secretário-adjunto da pasta, Adriano Goulart.

Apesar da funcionalidade, o material ainda não chega a todas os novas obras de Porto Alegre, mas é um objetivo da Prefeitura. "Há um custo maior e é preciso negociação com o DMLU. É um trabalho que vem ocorrendo gradativamente", salientou Goulart.

Ao ser questionado sobre a chance de pinturas de artistas ou grafittis serem adotados na estrutura para evitar vandalismos - modelo usado com êxito em locais, como  o Trensurb -, Goulart elogiou a idéia, mas informou ainda não haver iniciativas. "Seria interessante. Quem sabe isso pode avançar. Por enquanto, não há nada", ponderou.

A próxima etapa da obra no túnel consiste na retirada do antigo asfalto para a reposição de uma nova camada, com pintura e sinalização de pista, além da pintura do viaduto. No próximo sábado, está prevista a liberação de todas as pistas no sentido bairro-Centro.

No sentido oposto, Centro-bairro, os tapumes ficam mantidos porque prosseguem as obras de recuperação das fissuras e armaduras expostas, além da concretagem da laje incorporada. Continuam sendo realizadas também obras na escadaria junto a Igreja da Conceição. A conclusão dos trabalhos nestes locais está prevista para março de 2012.

Estevão Pires / Rádio Guaíba