person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Apesar da coleta ter sido retomada, ruas de Porto Alegre seguem com lixo acumulado

Empresa terceirizada que presta o serviço havia paralisado o recolhimento alegando atraso salarial

Empresa terceirizada que presta o serviço havia paralisado o recolhimento alegando atraso salarial | Foto: Guilherme Testa
Apesar da retomada no serviço de coleta em Porto Alegre, diversas ruas da capital permaneciam com resíduos acumulados na manhã desta quinta-feira. Na zona Sul, por exemplo, os sacos de lixo podiam ser vistos em grande número na frente das residências, ainda no aguardo da destinação correta. O serviço havia sido paralisado de segunda para terça-feira e, de acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), havia sido retomado ainda na quarta-feira. Ainda conforme a pasta, a previsão era de que a situação fosse normalizada até a manhã de ontem em toda a cidade. Mesmo assim, pelos menos até a metade da manhã, o cenário não era exatamente este.

Na rua Doutor Campos Velho, uma das principais de ligação da região da Orla do Guaíba com a zona Leste, o acúmulo ainda chamava a atenção. Em um ponto, por exemplo, diversos sacos de lixo estavam amontoados em torno de um carro parado na via. Já nas ruas Jaguari e Diomário Moojen, que cruzam a Campos Velho, o lixo estava em frente aos prédios residenciais. A paralisação no serviço, de acordo com a Secretaria, ocorreu por parte dos funcionários da empresa B.A. Meio Ambiente - terceirizada da Prefeitura na prestação de serviços de coleta manual -, que alegaram atraso salarial.

Na manhã de terça-feira, ainda conforme a pasta, os trabalhadores impediram a saída de veículos na sede da garagem, localizada na região norte da Capital. Ainda na manhã desta quinta, devido à persistência do problema, o secretário Ramiro Rosário informou em sua conta oficial no Twitter que a paralisação havia ocorrido por questões internas da empresa e que o serviço havia sido retomado integralmente na manhã de quarta-feira. Disse também não ter ocorrido nenhum atraso por parte do Executivo e que, devido à parada dos funcionários, a empresa seria penalizada em multa que pode chegar até R$ 945 mil.

"Seguiremos vigilantes, fiscalizando e cobrando que os contratos sejam cumpridos e os serviços feitos na qualidade que Porto Alegre merece. Processo já foi aberto e empresa notificada pela paralisação indevida de terça", afirmou.

Henrique Massaro